Resultados da 4ª Pesquisa de Satisfação dos beneficiários e dos credenciados do IPSM

26/01/2011

Com o objetivo de aferir o grau de satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo instituto, entre os meses de janeiro a dezembro/2010, foi realizada a 4ª pesquisa de satisfação do IPSM. Houve uma participação significativa e positiva dos beneficiários e credenciados, que apontaram dúvidas, sugestões e críticas. A pesquisa está sob análise da direção do IPSM.
Em relação aos resultados da pesquisa aplicada em 2009, os resultados de 2010, demonstram o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pelo IPSM e pela rede credenciada:
1) Aumento de 4,67% no índice de satisfação dos beneficiários em relação aos serviços prestados pela rede credenciada do IPSM;
2) Aumento de 1% no índice de satisfação do credenciado em relação aos serviços recebidos pelo IPSM;
3) Aumento de 3,9% no índice de satisfação dos beneficiários com os serviços previdenciários.

VEJA EM NÚMEROS:   

Satisfação do beneficiário em relação aos credenciados (Metodologia Utilizada):
Média Geral: 74,80 - entrevistados: 1016

Satisfação dos credenciados em relação ao IPSM (Metodologia Utilizada):
Média Geral: 75 - entrevistados: 101

Satisfação do beneficiário em relação aos serviços previdenciários recebidos no IPSM (Metodologia Utilizada):
Média Geral: 90,2 - entrevistados: 168

 

METODOLOGIA


Satisfação dos beneficiários em relação aos credenciados:

 

1 -Pesquisa realizada através do site do IPSM e nos principais batalhões da PMMG em Belo Horizonte e RMBH, nos meses de janeiro, outubro, novembro e dezembro/2010, a saber:
A)1º BPM BH;
B) 16º BPM BH;
C) 34º BPM BH;
D) Rotam;
E) 18º BPM Contagem;
F) 33º BPM Betim;
G) 48º BPM Ibirité;
H) 35º BPM Santa Luzia;
I) duas clínicas credenciadas especializadas em Psicologia: Clinica Céli Almeida – Bhte  e Clínica Maria Geralda Meirelles Araújo - Contagem

2 - As médias foram apuradas:
a) - por entrevistado
b) - a média geral foi apurada pelo somatório das medias por área de especialidade dividido por 4 (quatro) número total de área de especialidade avaliada. 

5- O total de credenciados que efetivamente responderam a pesquisa foi de 1016 (mil e dezesseis) beneficiários, cuja média total de satisfação foi de 74,80.

 

Quadro 1.1 - Média Geral:

Entrevistados

Nota Média

1016

74,80

 

Quadro 1.2 - Média por Área:

Área

Entrevistados

Nota Média

Fisioterapia

121

75,1

Médico-Hospitalar

615

70,2

Odontológico

161

74

Psicólogo

118

79,9

 

 


Satisfação do Credenciado em relação ao IPSM:

 

1 – Pesquisa realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010;

2 – A aplicação da pesquisa foi realizada através do site IPSM e por contato telefônico com credenciados, de forma pontual, nas cidades que compõem a RMBH e que existem contratados com o IPSM;

3 - Com o objetivo de avaliar o grau de satisfação do credenciado, a pesquisa foi elaborada com 06 (seis) questões, em escala de respostas de 05 (cinco) pontos (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo), cujo instrumento de coleta de dados constituiu da avaliação de 10% do total de credenciados na RMBH, que atualmente, conforme quadro demonstrativo de contratados do SISAU (Sistema de Saúde IPSM/PMMG/CBMMG) da RMBH, em anexo, representa o nº. total de 929 contratados.

4 – As médias foram apuradas:

  1. por entrevistado;
  2. a média final foi apurada pelo somatório das médias individuais dividido pelo número total de entrevistados.

5 – O total de credenciados que efetivamente responderam a pesquisa foi de 101 (cento e um) estabelecimentos credenciado da RMBH, cuja média total de satisfação foi de 75.

 

 


Satisfação do beneficiário em relação aos serviços Previdenciários

 

1 - Pesquisa realizada no site e na recepção da sede do IPSM, nos meses de abril, maio, outubro, novembro e dezembro de 2010;

2 - Com o objetivo de avaliar o grau de satisfação dos beneficiários que buscaram os serviços previdenciários no IPSM, a pesquisa foi elaborada nos meses de abril e maio/10 com 06 (seis) questões e nos meses de outubro, novembro e dezembro/10 com 03 (treis) questões, em escala de respostas de 05 (cinco) pontos (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo), cujo instrumento de coleta de dados constituiu da avaliação de no mínimo 10% do total de beneficiários que receberam o serviço de previdência no período de apuração;

3 – Conforme relatórios, em anexo, a Divisão de Previdência apresentou controle mensal dos benefícios previdenciários (Auxílio natalidade, Auxílio Funeral, Pecúlio, Pensão e Auxílio Reclusão) que foram concedidos no período de avaliação;

4 – As médias foram apuradas:
a) - por entrevistado
b) - a média Geral foi apurada pelo somatório das medias individuais dividido pelo número total de entrevistados;

5- O total de beneficiários que efetivamente responderam a pesquisa foi de 168 (cento e sessenta e oito), cuja média total de satisfação foi de 90,2.

 

Quadro 3.1 - Média Geral:

Entrevistados

Nota Média

168

90,2

Mais Notícias

13/03/2026

IPSM promove ação interna de saúde sobre "A Importância do Cuidado com os Rins"

Na tarde do dia 10 de março de 2026, os colaboradores do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) participaram de uma palestra ministrada pelo Dr. Marcelo Ribeiro Bastos, médico da NefroClínicas BH - Clínica de Nefrologia.

Leia mais →
05/03/2026

Dia Internacional da Mulher - 2026

Ser mulher é resistir, cuidar, liderar, transformar e recomeçar, muitas vezes tudo no mesmo dia. Parabéns a você, mulher!

Leia mais →
13/02/2026

O IPSM É UM PLANO DE SAÚDE?

Resposta: Não! ENTÃO, O QUE É O IPSM? Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o seu Instituto.

Leia mais →
13/02/2026

Pontos Facultativos: Celebração do carnaval

Devido às comemorações do Carnaval, informamos que não haverá expediente administrativo no IPSM, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026.

Leia mais →
04/02/2026

Mês de conscientização sobre a Leucemia

O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea.

Leia mais →
29/12/2025

IPSM reforça a importância da consulta ao Plano de Integridade e ao Código de Conduta

Com a aproximação do encerramento do ano, o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) reforça a importância de que servidores, colaboradores e gestores revisitem o Plano de Integridade, documento essencial que orienta as ações ...

Leia mais →
23/12/2025

Divulgados os feriados e pontos facultativos de 2026

Foi publicado o Comunicado Oficial do Governador de Minas Gerais que estabelece os feriados e pontos facultativos a serem observados no exercício de 2026.

Leia mais →