Voce está aqui: Página Inicial > Institucional > Apresentação

Apresentação

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM), sucessor da Caixa Beneficente da Polícia Militar de Minas Gerais, surgiu com a ideia de um Grupo de Sargentos em formar uma sociedade de amparo à família militar mineira, em 1903.

A ideia inicial resultou na criação da “Caixa Beneficente da Força Pública de Minas Gerais”, em 1911. As preocupações dos militares eram com os riscos do trabalho e, consequentemente, a situação financeira de suas famílias, em caso de falecimento. A “Caixa Beneficente” foi uma entidade de previdência de vanguarda no Brasil. Entre mudanças e melhorias, a Caixa Beneficente da Polícia Militar de Minas Gerais foi renomeada de Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais, em 1990. E em 29 de janeiro de 2003, a finalidade institucional do IPSM foi redefinida: prestar assistência médica, social e previdenciária a seus beneficiários.

A assistência médica é prestada através do SISAU (Sistema de Assistência à Saúde PMMG – CBMMG – IPSM), um Convênio de Cooperação Mútua entre o IPSM, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Este sistema encontra-se bem estruturado, contando, para a efetiva prestação de serviços, com uma vasta rede orgânica e contratada em todo o Estado, buscando atender a todos os beneficiários de maneira rápida e eficiente.

O objetivo é fazer cumprir, efetivamente, as finalidades institucionais do IPSM, promovendo a satisfação dos beneficiários em todos os serviços oferecidos e, desta forma, manter o ideal dos pioneiros que criaram a “Caixa Beneficente” há mais de cem anos, que é garantir a proteção de seus dependentes, enquanto realizam o dever de garantir a segurança de todos os cidadãos do Estado de Minas Gerais.

Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - IPSM
Rua Paraíba, 576 - Savassi - Belo Horizonte / MG - CEP: 30130-141
Telefone: (31)3269-2000 - Horário de Atendimento: 08:00 às 17:00 hs